Recordações

 
 
Aquele "Móvel"
 
 
 
 
De manhã acordo e oiço chover, abro a janela e a chuva caía com tanta força que até me causou um pouco de medo, porque além da chuva também o vento era muito forte.
.......Mas não me fez grande diferença, porque era domingo e além disso eu gosto de chuva, desde que não cause estragos.
.......................Nesse fim de semana tinha comigo a minha neta  que não ficou nada contente com o tempo assim, porque queria ir dar uma volta como habitualmente fazíamos aos fins de semana.
............Mas eu consegui animá-la,propondo-lhe uma tarefa diferente.  Já que não podemos sair vamos fazer uma coisa que há muito tempo ando a querer fazer, mas não tenho tido tempo.
............O que estás para ai a inventar minha avó ?Tu e as tuas ideias!!
 
...Deixa ver o que vai  sair daí !
-----Sabes Joana eu  tenho no sótão há muito tempo um móvel antigo, aquele que tem muitas gavetas e que está a precisar de uma arrumação.
Que é que dizes?
------------Então minha avó á falta de programa melhor vamos lá arrumar as gavetas.
..........Pode ser que esteja lá escondido algum segredo interessante.
-Segredos não minha Querida, mas algumas recordações sim!
.......Depois de almoçarmos e arrumarmos a cozinha partimos para a nossa aventura, com a esperança de passarmos aquela tarde o  melhor possivel.
...Quando entrámos no sótão e olhámos para o móvel pareceu-nos misterioso, parecia a primeira vez que o víamos.
Puxámos dois bancos e sentámo-nos porque a tarde ia ser longa.
....Abrimos a primeira gaveta uma gaveta pequenina que tinha lá dentro algumas fotos e logo em cima tinha uma que destacava das outras todas.
.....Avó ! Quem é esta menina desta fotografia?
Eu emocionada respondi! Sou eu Joana quando tinha catorze anos, foi por esta fotografia que o avô se apaixonou há quarenta e cinco anos atrás.
.......Sabes Avó! Tu  eras muito bonita, não admira que o Avô ficasse perdido de amores por  ti.
Então vamos arrumar tudo outra vez e vamos chamar a esta gaveta , a gaveta da "Paixão"
...Pode ser minha Avó? Pode ser sim minha Neta.
Agora vamos arrumar esta que é um pouco maior e tem muito mais coisas. Além de muitas fotos tem umas cartas esquisitas, o que são?
Essas cartas esquisitas chamavam-se "aerogramas" era o que a Avó escrevia ao Avô todos os dias quando o Avô estava na guerra.Esta gaveta está cheia de tristeza muita dor e muita saudade, é uma mistura de sentimentos. Esta foto aqui, esta senhora com esta menina ao colo, quem são? Sou eu com a tia que nasceu quando o Avô estava  há um mês na guerra, por isso é que dentro desta gaveta há uma mistura de sentimentos
Vamos  fechá-la e  dar-lhe tambem um nome que pode ser  "Vida em suspenso".
.........Que achas Avó? OK! Neta.
Esta aqui é maior e tem muitas coisas diferentes, o que são  estas coisas todas Avó. Olha Joana esta gaveta tem muitas recordações e poucas são boas, a não ser as que dizem respeito á tua mãe e á tua tia, o resto não interessa. Por isso vamos fechá-la e talvez nunca mais a abrir.
..............Não fiques triste Avó, vamos arrumar a outra , talvez tenha coisas mais bonitas.
............Quando abrimos a gaveta deparámos com alguns papeis com coisas escritas e alguma desarrumação.
Avó o que são estes papéis todos?Isto Joana é o principio do Sonho que esteve guardado a "sete chaves"só a ti eu o revelei há pouco tempo atás, como vês há muito tempo que eu punha no papel o que me ia no coração.
Esta gaveta vai ficar com o nome de "Sonhos".
Olha Avó já só falta arrumar e limpar duas gavetas.O que será que esta tem?
  ......Abre! que até eu estou curiosa, já nem me lembro o que guardei aí dentro.
Surpresa!!!!Estas coisas já eu conheço, estas fotos são minhas e do meu primo, e para que guardaste estes brinquedos e estas roupas. Sabes Querida essas coisas marcam momentos muito felizes e importantes da minha vida ,  os mais felizes acredita.
.Então esta gaveta vai ter o nome de "Felicidade"
.Agora vamos á ultima que já está a fazer-se tarde e estamos a precisar de lanchar.
Avó esta está toda arrumada e limpa, pois está  Joana !Esta foi arrumada á pouco tempo, esta é o resumo das outras todas.Aqui está o Sonho a Felicidade.
.O sonho que realizei quando publiquei os meus  livros , e a felicidade de ter uma familia muito bonita com uns netos  lindos que eu Amo muito  e  tenho a certeza que me vão dar muitos momentos bons ao longo da minha vida.
.....................Agora vamos embora e vamos lanchar que já são horas.
.Sabes Avó!Foi a tarde mais bem passada dos ultimos tempos.A tua companhia é sempre agradável e a arrumação daquelas gavetas foi o maximo, mostraram-me um pouco mais da tua vida, assim entendo melhor com é a minha Avó e aquilo que ela faz, e descobri alguns segredos que estavam há muito tempo escondidos e fiquei muito honrada em partilhares comigo as tuas recordações.
  ......................Obrigada Minha Avó
 
Pensado e escrito para a    http://fabricadehistorias.blogs.sapo.pt
 
 

 

publicado por linhaseletras às 00:51
link do post | comentar | favorito