A sempre Noiva

 
 
A noiva de Arraiolos
 
 
Desde pequena que eu ouvia na minha casa os meus pais falarem  desta lenda que tem a ver com a minha terra"Arraiolos"
..............Sempre que eu me demorava mais um pouco quando era preciso sair, ouvia logo a minha mãe dizer-me, parece mesmo a noiva de Arraiolos.
,,,,,,,,,,,, Só que eu não percebia porquê. Mais tarde com o passar do tempo fui percebendo o que queria a minha mãe dizer com aquela frase
------------Agora pesquisando fui descobria a verdadeira lenda da "noiva de Arraiolos"e há  pelo menos três versões todas elas com o mesmo sentido.
,,,,,,,,,Diz a lenda que havia um conde de Arraiolos que tinha uma filha chamada Beatriz e por sinal muito bonita e que o Mestre de Avis , aproveitando uma estadia de Beatriz em Lisboa quis que ela casa-se com um espanhol  que estava de passagem por Portugal e chamava-se Dom Pedro Alvares de Lara, mas o casamento nunca se realizou porque o Conde de Lara morreu de Peste, e lá ficou a bela Beatriz  Noiva sem Noivo.
....................Mas havia um antigo apaixonado que ao saber que o noivo tinha morrido viu renascer a esperança de casar com Beatriz, e pediu-a em casamento, só que para a impressionar foi para a guerra e por azar morreu, e lá ficou novamente Beatriz Noiva sem Noivo.
.......Daí a lenda da "Sempre Noiva".
--------------Outra versão  diz que havia uma donzela muito bonita e que ficou Noiva numa altura em que a vila foi atacada e o Noivo  teve de ir para a guerra, e as guerras duravam muitos anos por isso quando ele veio quis casar com a sua Noiva que tinha esperado por ele.
,,,,,,,,,,,,,Mas como tinha passado muitos anos ela  perdeu a a sua beleza e no dia do casamento  já os convidados e o Noivo estavam impacientes á espera da Noiva e ela não havia meio de aparecer até que ao fim de bastante tempo ela apareceu coberta por um tapete de Arraiolos para assim esconder  as marcas deixadas pelo tempo.
,,,,,,,,,,,,,,Foi assim que a lenda da" Sempre Noiva "ficou ligada aos tapetes.
.........Há em Arraiolos um Solar com o nome de Sempre Noiva devido a estas lendas e há quem diga que a bela Beatriz aí viveu.
............Todos nós que nascemos naquela zona do Alentejo ouvimos falar desta lenda, por isso quando alguém se demora muito tempo a arranjar-se para sair se diz que é como a Noiva de Arraiolos.
 
 
Texto escrito para:   http://fabricadehistorias.blogs.sapo.pt/">http://fabricadehistorias.blogs.sapo.pt/
publicado por linhaseletras às 22:10
link do post | favorito